Linux Professional Institute lança o programa de certificação LPIC-3

(Toronto, Canadá e Tóquio, Japão: 1 de fevereiro de 2007) – O Linux Professional Institute (LPI),

Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Linux Professional Institute lança o programa de certificação LPIC-3

A mais importante organização mundial de certificação em Linux, em conjunto com o seu afiliado LPI-Japão, lançou o programa de certificação LPIC-3. O LPIC-3 representa o nível mais alto de certificação Linux neutra em relação às distribuições de Linux e visa profissionais de Linux que já estejam prestando serviços no mercado empresarial. A certificação consiste em um único exame (LPI-301) e certificações adicionais de especialização.

Durante o lançamento do novo programa de certificação, Jim Lacey, Presidente e CEO do LPI, reconheceu a contribuição substancial do LPI-Japão: “O LPI-Japão trouxe para a mesa recursos significativos para a criação deste programa. Em particular, eles foram responsáveis por assegurar o envolvimento, aconselhamento e direcionamento estratégico, tanto no aspecto técnico como no aspecto de negócios, por parte de profissionais das mais respeitadas e reconhecidas empresas de TI do mundo. Este envolvimento e os investimentos permitiram tornar este programa uma realidade.” Lacey ressaltou também a natureza altamente inovadora e transparente do processo de desenvolvimento do programa que implicou na participação de mais 300 profissionais Linux ao redor do mundo: “Queremos agradecer, também, a participação de numerosos profissionais experientes de TI que, voluntariamente, dedicaram tempo para assegurar que os melhores interesses da indústria estivessem representados em nosso programa de trabalho, na criação das questões e na aplicação da versão beta das provas LPIC-3.”

Gen Narui, presidente do LPI-Japão, observou que havia uma demanda enorme no mercado empresarial para uma certificação de alto nível para a ratificação das habilidades e conhecimentos de seus empregados: “este nível de certificação ajudará as organizações no direcionamento de seus investimentos em treinamento e programas de recursos humanos: as empresas demonstrarão conhecimentos significativos e profissionais em Linux, em particular aquelas companhias que tenham uma base significativa de clientes de serviços em Linux.” Narui também exprimiu a sua gratidão à ajuda dos patrocinadores Platinum do LPI-Japão, como a NEC, a Fujitsu e a Hitachi no fornecimento de inputs técnicos para o desenvolvimento do programa de certificação. Ele observou, também, que patrocinadores corporativos do LPI-Japão, como a SGI, também apoiaram a certificação.

O programa de certificação LPIC-3 compõe-se de um exame principal único (LPI-301) que se concentra nas habilidades de autenticação, resolução de problemas, integração de redes e planejamento de capacidade. Esta certificação principal pode ser complementada por certificações de especialização adicionais: a primeira certificação de especialização será LPI-302: “Ambientes Variados”. Outras certificações de especialização propostas incluem Segurança, Alta Disponibilidade e Virtualização, Web e Intranet e Correio e Transmissão de Mensagens. Informações detalhadas a respeito do programa LPIC-3, objetivos do exame, conteúdo coberto e exemplos de perguntas podem ser encontradas em http://www.lpi.org/lpic-3. As provas LPI-301 e 302 estão disponíveis mundialmente em inglês e japonês (só para o Japão) nos centros certificadores Prometric e VUE. O preço da prova LPIC-3 (301) é de 250 dólares na maior parte do mundo, 30,000 ienes no Japão. Contudo, os afiliados locais poderão praticar preços introdutórios especiais. Os candidatos deverão contactar o afiliado local e/ou o centro de certificação para detalhes de preços. O preço da prova LPI-302 é de US$150 ou 20,000 ienes no Japão.

Representantes da indústria ao redor do mundo apoiaram o novo programa de certificação e ressaltaram que ela atende à necessidade crescente do mercado para avaliação das habilidades dos profissionais de Linux:

FUJITSU LIMITED
“A Fujitsu Limited dá as boas-vindas para o lançamento do nível 3 de certificação LPI. O LPIC-3 é posicionado como o nível mais alto de certificação LPIC e valida o conhecimento avançado de engenharia de TI em Linux. Também ansiamos por certificações adicionais de especialização do LPI, que sejam capazes de medir quantitativamente as habilidades individuais em tecnologias Linux específicas.”
– Takeshi Kamura, Gerente, Divisão de Desenvolvimento de Software Linux, Unidade de Sistemas Servidores, Fujitsu Limited

IBM
“O Linux tornou-se uma força inevitável no mercado empresarial e com o seu novo programa de certificação, o LPI está levantando a barra de excelência no treinamento em Linux. Com a sua orientação de neutralidade com relação a fornecedores de treinamento e certificação em Linux, o LPI está ajudando os profissionais Linux a responderem às fortes exigências da indústria no que se refere a conhecimentos e habilidades de alta qualidade em nível empresarial. Os desenvolvedores terão acesso a um conjunto de tutoriais LPI, poderão aprender os fundamentos do Linux e preparar-se para a certificação LPI através da IBM DeveloperWorks.”
– Jeff Smith, Vice-Presidente, Linux e Open Source Middleware, IBM

MIRACLE LINUX CORPORATION
“A Miracle Linux saúda o lançamento do Nível 3 de provas LPI: o mais alto nível de certificação profissional Linux disponibilizada pelo LPI. Para a Miracle Linux ela atende à necessidade crescente por engenheiros de Linux com conhecimento avançado de todas as distribuições de Linux. Isto suportará a adoção crescente da tecnologia Linux.”
– Masahiko Nakano, Gerente Senior, Departamento de Marketing e Vendas, Miracle Linux Corporation

NEC
“O nível 3 de certificação assegurará a existência de engenheiros qualificados de TI, capazes de suportar o crescimento mundial de adoção de Linux e Open Source.”
– Chieko Takahashi, Gerente Senior, Centro de Promoção de Open Source Software, Unidade Computers Software Operations, NEC Corporation

NOVELL
“A Novell tem sempre apoiado a dedicação do LPI no desenvolvimento de profissionais Linux. Acreditamos na oferta aos nossos clientes e parceiros do melhor conjunto de opções para elevar os seus QIs em Linux e apoiamos totalmente o LPIC-3 como o passo seguinte para os profissionais que obtêm certificação Novell CLP e Novell CLE.”
– Jorge A. Chacón, Diretor de Marketing para a América Latina, Novell

PEARSON VUE
“A Pearson VUE tem o prazer de oferecer o novo programa de certificação LPIC-3 do LPI através de nossa rede global de mais de 4.000 Centros de Autorizados de Testes Pearson VUE (r). O desenvolvimento feito pelo LPI e o lançamento desta certificação superior para profissionais de Linux empresarial demonstram a dedicação contínua ao crescimento da comunidade Linux. Este novo programa de certificação junta-se a outras certificações de alto nível de TI na ajuda às companhias para melhor gerenciarem os sistemas da empresa”.
– Randy Trask, Vice Presidente de Desenvolvimento de Mercado, Pearson Vue Testing

PROSOFT LEARNING
“Eu nunca tinha visto um fornecedor de Linux realmente enfatizar os aspectos práticos que o LPI abrange em sua prova de nível 3. Com os níveis 1 e 2, o LPI estabeleceu um padrão para os conhecimentos básico e intermediário. Com o nível 3 o LPI mostra que conhece o mercado empresarial. O LPI tem feito mais do que criar provas desafiadoras. Eles tem mostrado que o Linux e Open Source tem crescido e são as soluções preferenciais das empresas.”
-James Stanger, Chief Certification Architect, Prosoft Learning

SIEMENS TECHNICAL ACADEMY
“As exigências de segurança e a confiabilidade das redes de computador estão aumentando e o Linux executa um papel decisivo neste aspecto. Conseqüentemente os níveis de qualificação e as habilidades mensuráveis dos profissionais de TI também devem aumentar. O programa de certificação LPIC-3 vem ao encontro deste desafio.”
– Dr. Elmar Ziegler, Membro do Managing Board, Siemens Technik Akademie

THOMSON PROMETRIC
“A Prometric dá as suas congratulações ao LPI pela criação do LPIC-3. Vamos apoiar este esforço através da disponibilização desses exames de nível empresarial em nossa rede mundial de centros de testes.”
-Alex Gray, Associate Vice President, TI Sales, Thomson Prometric

O Linux Professional Institute (LPI) é globalmente apoiado pela indústria de TI, empresas e profissionais, dentro dos governos e das comunidades educacionais. O programa de certificação do LPI está disponível no mundo inteiro, em múltiplos idiomas, em mais de 7.000 locais de testes e é apoiado por uma rede de afiliados presentes nos cinco continentes. Desde o princípio do programa, o LPI já aplicou mais 135.000 provas, gerando mais de 40.000 certificações LPIC ao redor do mundo.

Sobre o Linux Professional Institute
O Linux Professional Institute Linux promove e certifica habilidades essenciais em Linux e tecnologias de Open Source, através da disponibilização global de provas abrangentes, de alta qualidade e independentes de fornecedores. Estabelecido em 1999 pela comunidade Linux como uma organização internacional sem fins lucrativos, o Linux Professional Institute tem como objetivo ser reconhecido como o líder global na certificação de profissionais de Linux, promovendo o Linux e movimento de Open Source através de parceiros estratégicos, patrocínios, programas inovadores e atividades de desenvolvimento da comunidade. Os principais patrocinadores financeiros do LPI são os patrocinadores Platinum IBM, Linux Journal, Linux Magazine, Novell, SGI, e TurboLinux assim como os patrocinadores Gold Hewlett-Packard e IDG.

Notícia enviada pelo departamento de comunicação do LPI Mundial.

Whatsapp Logo

Temos um presente para você!

Você ganhou totalmente gratuito dois cursos preparatórios para certificação LPI Essentials da 4LINUX:

Além de preparar você para a certificação LPI Essentials, os cursos apresentaram para você o universo GNU/Linux a filosofia do Software Livre e Open Source e o habilita a interagir de forma adequada com o sistema operacional Linux.

São cursos com carga horária de 20h e certificado de conclusão.

Preencha o formulário abaixo e você receberá em até 24hs o email com os dados de acesso ao conteúdo