O Linux Professional Institute – LPI é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Califórnia/EUA, constituída em 1999 pela comunidade Linux e LPI, desenvolvendo de forma acessível o programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI .
A certificação LPI está entre as mais procurados no mundo por profissionais da área de Tecnologia da Informação e certificar-se é uma forma de atestar conhecimento profissional, ou seja, uma forma de validar o conhecimento e eficiência de alguém em determinado assunto.
A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, como as LPI são aplicadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.
A LPI é reconhecida como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Software Livre através da certificação profissional. Os exames de certificações LPI são registrados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas e com o apoio de empresários, fabricantes e instrutores.
Conheça algumas das vantagens da LPI:
Visite o site da LPI mundial em: www.lpi.org
LPI e a 4Linux
O relacionamento entre a 4Linux e a LPI vem de longa data, desde 2002!
A 4Linux é afiliada à LPI no Brasil e também é um LATP, sendo a primeira empresa brasileira, e uma das primeiras do mundo, à ter treinamentos de linux com base nos dados da LPI.
Em 2002, a 4Linux foi a empresa organizadora da primeira aplicação de provas da LPI no Brasil e Jon ‘maddog’ Hall que executou essa primeira aplicação no Brasil.
Em 2003, os diretores do 4Linux, em parceria com pessoas influentes no mundo Linux, criaram uma ONG LPI Brasil que fez um trabalho importante na popularização da LPI no Brasil.
Atualmente, o Brasil é um dos países que mais possui certificados profissionais no Linux pela LPI em todo o mundo.
Em 2005, o então presidente da LPI, Evan Leibovth, veio até o Brasil para conhecer o projeto Hackerteen que tinha o mais novo profissional do mundo certificado pela LPI.
Em 2006, por alterações na organização de uma ONG LPI, deixou de existir no Brasil, mas o 4Linux permaneceu parceira da LPI como afiliada.
A 4Linux está com mais de 18 anos trabalhando com conteúdo LPI em seus cursos e com excelentes taxas de aprovação nas provas da LPI.
Os profissionais do 4Linux têm participação ativa na comunidade LPI e participam do JTA (Job Task Analysys), geração e revisão de novas questões e testes de provas.
Mais do que preparar o profissional para LPI, o objetivo do 4Linux é preparar para o mercado de trabalho transformar nossos alunos em excelentes profissionais.
Além de preparar você para a certificação LPI Essentials, os cursos apresentaram para você o universo GNU/Linux a filosofia do Software Livre e Open Source e o habilita a interagir de forma adequada com o sistema operacional Linux.
São cursos com carga horária de 20h e certificado de conclusão.
Preencha o formulário abaixo e você receberá em até 24hs o email com os dados de acesso ao conteúdo