Provas
A Certificação LPI é composta por diferentes níveis e objetivos.
Linux Server Professional (Nível 1) - Provas LPI 101 e LPI 102
Linux Network Professional (Nível II) – Provas LPI 201 e LPI 202
Linux Enterprise Profesional (Nível III) - Prova LPI 300
Linux Enterprise Profesional (Nível III) - Prova LPI 303
LPIC-3 304: Virtualização e Alta Disponibilidade
Linux Enterprise Profesional (Nível III) - Prova LPI 304
Engenheiro de Ferramentas DevOps
Exame 701: Engenheiro de Ferramentas DevOps
Linux Essentials - Conhecimentos básicos em open source e nas diferenças entre as várias distribuições Linux
LPIC-1 Exam 101 - Execução de tarefas de manutenção com a linha de comando, instalação e configuração de um computador rodando Linux e configuração básica de rede
LPIC-1 Exam 102 - Execução de tarefas de manutenção com a linha de comando, instalação e configuração de um computador rodando Linux e configuração básica de rede
LPIC-2 Exam 201 - Administração de redes linux em ambientes pequenos e médios
LPIC-2 Exam 202 - Administração de redes linux em ambientes pequenos e médios
LPIC-3 300: Mixed Environments - Administração de servidores Linux em um ambiente corporativo e misto ( servidores windows)
LPIC-3 303: Security - Administração de servidores linux em ambiente corporativo com foco em segurança.
LPIC-3 304: Virtualization & High Availability - Administração de servidores linux em ambiente corporativo com foco em alta disponibilidade e virtualização
Engenheiro de Ferramentas DevOps
Importante
Como fazer a prova?
Provas eletrônicas (CBT - Computer Based Tests)
Provas eletrônicas são realizadas nos centros de testes do Pearson VUE. As provas eletrônicas podem ser realizadas em qualquer horário e local agendados pelo candidato.
Os resultados das provas eletrônicas saem na hora, assim que o candidato finaliza a realização da prova.
Veja os telefones, endereços e como proceder para fazer as provas nas cabines eletrônicas Pearson VUE em todo o Brasil.
Idioma das provas
Português
Inglês
Inglês
Inglês, Japonês
Outras informações sobre as provas
Cada prova possuí aproximadamente 60 questões, sendo a grande maioria de múltipla escolha e outras dissertativas.
O tempo de duração de cada prova é de 90 minutos.
A pontuação de cada exame varia entre 200 e 800 pontos. A pontuação mínima para aprovação é de 500 pontos. Não dá para afirmar que das 60 questões o candidato tem que acertar 30, 40 ou 50 questões para passar pois a nota depende de outros fatores. O número de acertos necessários para atingir uma pontuação de 500 varia com a dificuldade geral do exame específico e ao peso de cada assunto.
Os pesos representam quantas questões sobre o tópico serão cobradas no exame.
Se o candidato realizar primeiro os exames para o nível 2 e passar, sem ter feito os exames nível 1, ele não será reconhecido como certificado LPIC-2. O candidato precisará realizar e ser aprovado nos exames do nível 1 e obter a certificação LPIC-1.
Como exemplo temos
Peso – 4
Descrição – Os candidatos devem ser capazes de personalizar ambientes shell para atender às necessidades dos usuários. Os candidatos devem ser capazes de modificar os perfis globais e do usuário.
Desta forma teremos 4 questões sobre o ambiente shell!
Vale lembrar que se o candidato zerar algum tópico, sua pontuação diminui muito, tendo em vista que não detém de todos os conhecimentos relevantes ao administrador Linux.
Não existe um intervalo de tempo máximo permitido entre fazer uma prova 101 e a prova 102. O candidato pode optar por realizar as duas provas no mesmo dia.
Se o candidato prestar uma prova e não passar o candidato pode refazer a prova depois de 7 dias. Caso seja reprovado novamente, deverá aguardar 90 dias para repetir pela terceira vez a mesma prova. Se a prova for realizada antes desse prazo, o exame será rejeitado e ele será suspenso de prestar a prova pelos próximos 2 anos. A segunda tentativa NÃO é gratuita e a prova deverá ser paga novamente.
Re-certificação
Para garantir que o conhecimento e as habilidades dos profissionais de Linux continuem relevantes e atualizados, os candidatos que possuem as certificações LPIC terão que se re-certificar a cada 05 (cinco) anos ou, como alternativa, conquistar uma certificação maior. Por exemplo, se a certificação LPIC-1 do candidato está para completar 5 anos ele pode validar sua certificação LPIC-1 passando nas 2 provas da LPIC-2 e isso automaticamente revalida sua certificação LPIC-1 por novos 5 anos além de obter a certificação LPIC-2.
Além de preparar você para a certificação LPI Essentials, os cursos apresentaram para você o universo GNU/Linux a filosofia do Software Livre e Open Source e o habilita a interagir de forma adequada com o sistema operacional Linux.
São cursos com carga horária de 20h e certificado de conclusão.
Preencha o formulário abaixo e você receberá em até 24hs o email com os dados de acesso ao conteúdo